Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

embuscadamaternidade

Diário de alguém que sonha ser Mãe e tem o difícil papel de tratar a infertilidade por tu.

embuscadamaternidade

Diário de alguém que sonha ser Mãe e tem o difícil papel de tratar a infertilidade por tu.

Seg | 23.07.12

Que calorrrrrrr

Embuscadamaternidade

Ando sempre praqui a bufar! Este calor que se tem feito sentir não é meu amigo... E logo eu que Adoro o Verão! Mas realmente estar grávida com temperaturas altas pode ser massacrante. {#emotions_dlg.ice} Eu estou sempre a derreter e a rezar para que o dia seguinte seja mais fresco... Só de pensar que faltam 3 meses e que são precisamente os do Verão... Ai, ai...{#emotions_dlg.sidemouth}

Tenho andado também um pouco em alerta porque as contrações anteontem foram fortes... Fico apreensiva porque já tomo dose cavalar de magnésio e acho que isso não deveria acontecer. Mas pronto, ontem e hoje já me sinto melhor... Vou tentar estar mais sossegada, por casa, a ver se relaxo o corpo, porque "pioro" cada vez que ando dum lado para o outro e/ou faço ginásticas. {#emotions_dlg.serious}Acho que fiquei pior, não tenho a certeza se não aconteceria na mesma, depois da aula de ginástica pré mamã. Sinto que me esforcei e talvez isso tenha contribuído para agravar as ditas cujas. bem, mas não vou entrar em stress, vamos ver como correm estes próximos dias. Sinto é que tenho de relaxar... o pior é a casa que vai ficando em pantanas!!{#emotions_dlg.blushed}

 

Entretanto, disse que vos deixava umas dicas das aulas que tenho tido. Realço que não existem verdades absolutas, estes são conselhos deixados por enfermeiras e parteiras, especializadas na área, cada um depois decide o que fazer no momento. Eu cá acho que servem para orientar, apenas isso: {#emotions_dlg.blink}

 

Recém-nascidos:

  • Após nascer, nos primeiros 10 dias o bebé pode perder até 10% do peso, é normal, e só recupera lá prós 15 dias de vida.
  • A cabeça é sempre maior que o corpo - chama-se crescimento céfalo-caudal.
  • As conhecidas moleirinhas - existem duas, uma no topo da cabeça e outra em baixo. Existem inicialmente para a cabeça conseguir sair, portanto são duas partes maleáveis. A de baixo fecha completamente após as 6 a 8 semanas e a de cima só aos 18 meses.
  • por vezes podem acontecer casos como: ter muita pelugem (lanugo) cai toda, gordura branca (vérnix caseoso) vai saindo com as lavagens; manchas arrocheadas (mongólicas) desaparecem; pontinhos brancos não se expremem, tb acabam por sair; maminhas inchadas e com possível escorrimento -não é para expremer, é normal. Genitais inchados, nas meninas os lábios e nos meninos o escroto, o pénis é pequenino; tom amarelado (icterícia) tem que fazer fototerapia, é normal.
Eliminação intestinal - até ao 3º/6ªdia os cocós são muito pretos, é o mecónio. e o bebé pode ir até ás 24 horas sem fazer, não tem problema nenhum! cada bebé tem o seu ritmo, aliás como os adultos.
Serão entre 6 a 10 micções diárias - vê-se se o bebé está a mamar bem na quantidade de xixi que faz e não de cocó.
Todos os bebés são estrábicos até aos 3 meses de idade...
Os banhos devem ser dados em dias alternados, o diário não é recomendado. Devem ter a duração de 5 a 10 minutos máximo. Senão a água fica fria. 
O cordão umbilical pode ser molhado, mas depois não pode ficar humedecido. Tem de ser bem limpo, senão infecta. Cai entre o 5º e o 15º dia de vida. Quando ele cai sangra, é normal. torna-se necessário desinfectar com álcool a 70%.
As unhas devem cortar-se logo no início, porque são compridas mal nascem. Depois do banho é mais fácil. Nos primeiros dias deve-se limar (com lima própria) porque a pele pode estar muito colada à unha e se cortar com o corta unhas pode ferir...
Combater as cólicas: massagem no sentido do trânsito intestinal; encolher as pernocas contra a barriga para libertar gases; Pô-lo de barriga para baixo, totalmente apoiado no nosso braço. O Aero-om não ajuda a aliviar, apenas disfarça, porque como é doce e os bebés enquanto xuxam não se queixam. Em último recurso apenas - introduzir a ponta do termometro mole e rodar ligeiramente e devagarinho estimulando. Não se pode fazer frequentemente porque cria habituação e depois o bebé só faz assim. As cólicas podem durar até aos 3 meses de idade.
Bem, o testamento já vai longo e muito mais haveria para contar, mas por agora termino, se vir que tal vou escrevendo de vez em quando estas dicas.
Um Beijinho e espero que estejam bem!!{#emotions_dlg.kiss}

 

2 comentários

  • Sofia obrigada pelo teu comentário! Eu envio-te um email! ;-)
    Um beijinho
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.